top of page

6 passos para você descobrir quem está à sua frente!


Aprenda com algumas personagens icônicas das novelas a interpretar as 6 microexpressões faciais básicas que todo ser humano carrega, para você aprender a sacar o seu chefe, aquele crush misterioso, familiares e amigos


Por Aline Nunes

Vamos tirar a roupa? Que convite inusitado, né? Mas calma, você pode seguir aí com seu pijamão gostoso ou seu look de home office! Você já está nu do mesmo jeito. Como assim, Brasil? Você franziu a testa aí ao ler isso? Tá vendo? A sua face é onde se manifestam as suas emoções mais básicas: raiva, tristeza, alegria, medo, nojo e espanto. Você pode até usar o blazer que te deixa mais segura, a saia que te alonga, o scarpin que te empodera e por aí vai, ainda assim você não vai mascarar suas emoções. Eis aí a razão para aquela típica sensação de quando você conhece alguém e, sem saber o motivo, você pensa “ih, o meu santo não bateu com o dela”.


O santo, às vezes, ‘não bate’ porque inconscientemente você fez alguma leitura das emoções dessa pessoa. E viva aos estudos das microexpressões faciais e da MorfoPsicologia! E para você entender melhor como mapear aí no seu rostinho e no dos seus colegas de trabalho e familiares as tais emoções vou exemplificar p/ vocês com uma lista de personagens clássicas da TV! Vem comigo:

BIBI PERIGOSA (JULIANA PAES) – RAIVA O franzir da testa marca nosso ‘corrugador do supercílio’ (músculo fofoqueiro, que sempre entrega o que sentimos). É o local em que se concentra grande parte dessa emoção. Ela aparece especialmente nos momentos de indignação ou inconformidade.


ESTER (GRAZI MASSAFERA) – ALEGRIA Muito presente nos olhos bem arregalados, sorriso largo (aqui, aquele músculo zigomático, nossa bochecha fica saltadinha)! Geralmente, provocada num estado de satisfação


JEIZA (PAOLLA OLIVEIRA) – TRISTEZA Se manifesta em momentos de desânimo, melancolia. Aqui, a sobrancelha se desenha numa curva para baixo e os cantinhos da nossa boca também ‘caem’, ficam rebaixados, formando uma meia lua. Sim, se você desenha essa sobrancelha como a da Jeiza você empresta essa emoção ao olhar.

ELIZA (MARINA RUY BARBOSA) – ESPANTO Uma das emoções mais fáceis de enxergarmos. Olhos bem arregalados, boca semiaberta. Se manifesta tanto em momentos de susto, quanto de apreciação, deslumbre!


E no álbum novelístico de emoções não poderiam faltar nossas vilãs que fizeram história: Nazareth Tedesco (Renata Sorrah), de Senhora do Destino, e a inesquecível Carminha (Adriana Esteves), de Avenida Brasil.


NAZARETH TEDESCO (RENATA SORRAH) – NOJO Sentimento gerado pela aversão. O enrugado no início do nariz e o sorriso ‘amarelado’ desenham essa emoção, que também demonstra ‘seletividade’.

CARMINHA (ADRIANA ESTEVES) – MEDO Expressão surge em momentos de alerta, né? O olhar fica arregalado, como no espanto, mas a testa fica mais franzida. Lembra que leva apenas 7 segundos para você causar uma impressão em alguém? Pois bem, a MorfoPsicologia pode te ajudar - e muito - com isso! Ela não só mapeia essas emoções como também analisa se você é alguém mais racional, emocional ou impulsivo!


Se você se conhecer melhor você também vai enxergar melhor o seu parceiro de trabalho, amigo ou crush, né? O assunto é fantástico! Mais informações no IG (@anunesline) e no meu @cursoforadacaixa (apenas para alunas)!


Gostou, mana? Compartilhe então nas suas redes e me marca <3



37 visualizações0 comentário
bottom of page